terça-feira, 26 de março de 2013

Em defesa do coelho da Páscoa




Há alguns meses, ovos coloridos, de vários tipos e tamanhos já recheiam os corredores dos supermercados, anunciando que a Páscoa vem aí.

Não sei se é radar de nutricionista mas acredito que você, algum dia, já leu ou ouviu alguém dizer que a Páscoa é “a época do ano mais amada e odiada”.

O chocolate. Ahhh, o chocolate!... Ora culpado pelas espinhas, ora pelos quilinhos a mais. O nutricionismo (que é diferente da nutrição) vem atribuindo efeitos de determinados alimentos sobre nosso corpo de maneira simplista, única e exclusivamente pela composição química dos alimentos, destrinchando-os em carboidratos, gorduras e proteínas. Isto leva ao que chamamos hoje de “dicotomização da alimentação”, ou seja, a classificação dos alimentos em grupos considerados “bons” ou “ruins”.

O efeito disso é a eterna guerra contra a balança, pois, seguindo este pensamento, ou as pessoas comeriam coisas pouco apetitosas, “do bem”, para ficarem magras ou escolheriam alimentos gostosos, “do mal”, como por exemplo o chocolate, e estariam fadadas à obesidade e à culpa. E isso não é verdade. Indivíduos saudáveis podem e devem comer um pouco de tudo todos os dias.

O chocolate é comercializado o ano inteiro, mas é só nesta época do ano que temos a oportunidade de encontrá-lo nas formas de ovo e coelho de Páscoa. Aproveite!
Preste atenção na embalagem, no aroma, na textura, no modo como o chocolate derrete na boca. Não tenha pressa. Saboreie sem culpa. Compartilhe os ovos (e o momento) com os parentes e amigos.

Pense também nas outras coisas que esta data nos oferece além do chocolate ou da comida.
Aproveite a ocasião em família para colocar a conversa em dia, matar a saudade, rir bastante... Caso convenha, lembre-se do contexto religioso desta data. Do contrário, utilize esta data para reflexão e...

Feliz Páscoa!

Referências:

Pollan M. Definição de nutricionismo. In: Pollan M. Em Defesa da Comida. Rio de Janeiro. Ed. Intrínseca; 2008. p.35-39.

Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira [Internet]. Brasília; [acesso em 2013 Mar 25]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário