quarta-feira, 10 de abril de 2013

Mito ou Verdade? Tomar líquido durante as refeições engorda?






Obviamente o ganho de peso depende de muitos outros fatores, como herança genética, nível de atividade física, da quantidade de alimentos ingeridos, etc.
 
Também não me refiro ao habito de “molhar a boca” ou tomar um copo pequeno de alguma bebida durante as refeições. Considero aqui um consumo diário de líquidos nas refeições e em grande volume, que vai depender das características de cada indivíduo: um copo de 250 ml, por exemplo, é diferente para uma mulher pequena e para um homem grande.

Mas então é mito ou verdade?


O estômago é um órgão elástico que se adapta à quantidade daquilo que ingerimos. Portanto, a longo prazo, a constante ingestão de líquidos durante as refeições, mesmo água, provoca uma distensão do estômago, fazendo com que o cérebro entenda que ainda há espaço a ser preenchido. Isso retarda a saciedade e faz com que você coma mais do que normalmente seria necessário para se sentir satisfeito.

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas utilizam as bebidas para “empurrar” a comida, a mastigação fica prejudicada (tudo fica muito diluído), e acabam comendo mais sem perceber.
Além do desconforto momentâneo da distensão gástrica, algumas pessoas podem ter a digestão prejudicada, causando a formação de gases.

Devemos lembrar também que as calorias das bebidas (sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas) serão somadas às calorias das refeições.

O que fazer?

A melhor alternativa é hidratar-se bem, lembrando de beber água ao longo do dia.

Mastigar bem os alimentos produz a salivação suficiente e necessária para auxiliar na deglutição e digestão.

Caso queira beber algo durante as refeições, procure limitar-se a um copo pequeno, tomando aos poucos. Divida sua bebida com alguém. Guardar sua bebida para mais tarde e esperar cerca de 1h para beber também pode ser uma boa opção.

Referências:

Philippi, ST. Fatos e mitos na vida de quem quer emagrecer de forma saudável. In: Philippi, ST et al. A dieta do bom humor - Faça escolhas inteligentes e coma de tudo a vida toda. 2ª edição. São Paulo: Panda Books; 2006. P.63-70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário