segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sugestão de Filme: Mary e Max – Uma Amizade Diferente (Mary and Max, 2009)







Sim, você está lendo o blog certo. Não, você não leu o título errado. E sim, este é um blog de nutrição. Mas a proposta é também compartilhar outras coisas de outras áreas de interesse que têm algo a acrescentar no campo da nutrição.

Sem dúvida, Mary e Max é um dos filmes mais tocantes que já assisti e me fez refletir sobre minha postura como nutricionista.

Trata-se de um longa-metragem de animação do tipo stop-motion que conta uma emocionante história de amizade entre duas pessoas aparentemente muito diferentes: Mary, uma australiana solitária de apenas 8 anos, e Max, um nova-iorquino de 44 anos, diagnosticado com Síndrome de Asperger.

Entre correspondências e chocolates, Mary e Max literalmente alimentam a amizade e lealdade, descobrem afinidades e propõe soluções para os problemas do outro.

Max é também retratado como um adulto obeso, que frequenta o grupo dos “Comedores Anônimos”, e, apesar disso, não obtém êxito na perda de peso. Este fato é totalmente compreensível quando observamos as diretrizes do grupo: nas cenas, é possível visualizar frases como “Deus odeia pessoas gordas” e “Chocolate não é um grupo alimentar”. Logo, comer chocolate, que é sua iguaria favorita, significa “quebrar as regras”, e ninguém se sente confortável em um grupo “de apoio” onde pessoas te julgam como se você fosse um criminoso! Ora ora... Infringindo as leis, hum?! Sentindo-se ansioso, Max encontra conforto na comida.

Atualmente sabemos que a obesidade é multifatorial (fatores genéticos, endócrinos, ambientais, socioculturais, psicológicos e psiquiátricos), dependendo das causas o tratamento deve ser interdisciplinar e o tratamento nutricional deve visar a perda/manutenção do peso a uma faixa considerada saudável e em metas realistas, possíveis.

É necessário buscar o reestabelecimento de um comportamento alimentar adequado com base na reeducação alimentar, priorizando uma alimentação de qualidade (incluindo porções de alimentos de todos os grupos de alimentos, estabelecimento de horários para as refeições, etc), retirando o foco das atitudes inadequadas e enfatizando as conquistas do paciente.
 
O filme aborda ainda temas como abuso de substâncias lícitas, alcoolismo, bullying, religião, sexualidade, diferenças culturais, saúde mental, entre outros.

Informações:
Não recomendado para menores de 12 anos
Tema: amizade
Contém: consumo de drogas lícitas

Referências:


Pisciolaro F, Azevedo AP. Transtornos alimentares e obesidade. In: Alvarenga M, Scagliusi FB, Philippi ST. Nutrição e transtornos alimentares. 1ªed. Barueri, São Paulo: Manole; 2011. p.85-98.

Molinari E, Baruffi M, Croci M, et al. Binge eating disorder in obesity: comparison of different therapeutic strategies. Eat Weight Disord. 2005;(10):154-161.

Nenhum comentário:

Postar um comentário