sexta-feira, 10 de maio de 2013

Diet X Light: você sabe a diferença?


Essa é uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes em consultório e de muitos consumidores que já se aventuraram pelos corredores de um supermercado. São tantas opções, tanta variedade, tabelas nutricionais, rótulos, tantos nomes...

Com objetivo de seguir uma alimentação mais saudável, ou perder peso, muitas pessoas optam pelo consumo de alimentos diet e light. Será que eles são realmente a melhor opção?

As informações a seguir são da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela regulamentação destes produtos.

Alimentos DIET

O que são?
São alimentos isentos de algum nutriente, como por exemplo carboidratos (açúcar), proteínas (glúten), gorduras, sódio, entre outros.

Para quem são destinados?
Quem realmente precisa consumir estes produtos são pessoas com condições metabólicas específicas, que necessitam de alimentos que eliminem ou substituam o nutriente ao qual o indivíduo tenha alergia, intolerância ou restrição de consumo, como por exemplo um indivíduo diabético, cujo consumo de açúcares deve ser limitado.
Indivíduos saudáveis também podem consumir estes produtos, desde que seja dentro do contexto de uma alimentação equilibrada e bem planejada.

Como identificá-los?
Você pode encontrar estes produtos com a seguinte nomenclatura: “diet”, “zero”, “0%”, “isento” e “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico”.

Sempre são a melhor opção?
Para quem não pode consumir algum nutriente, por motivo de saúde, sem dúvida é a melhor (e às vezes a única!) opção. Para a população saudável é uma questão de decisão pessoal ou de orientação de algum profissional. Neste caso, fique atento à tabela nutricional: nem sempre um alimento diet tem menos calorias!

Exemplos:

1 - Refrigerante tradicional X diet

 
Refrigerante tradicional


Refrigerante diet

 
As porções comparadas são idênticas (350ml). Como a tabela nutricional sugere, a diferença entre o refrigerante tradicional e o diet é a retirada total do açúcar (carboidratos), que acaba refletindo no valor calórico, uma vez que os carboidratos, assim como as gorduras e proteínas, fornecem calorias. Se o único nutriente do produto que fornecia calorias foi retirado, o diet portanto não apresenta calorias na porção.

O refrigerante diet está disponível com o nome “zero” e “light” também, o que deixa o consumidor ainda mais confuso. Todos eles são isentos de açúcar, são diet. A mudança de nome é estratégia de marketing para atingir diferentes públicos com produtos tão parecidos (muitas vezes a diferença é apenas o(s) tipo(s) de adoçante(s) da fórmula).

2 – Chocolate meio amargo tradicional X Chocolate meio amargo diet


Chocolate meio amargo tradicional

Chocolate meio amargo diet


Aí tem uma “pegadinha”... As tabelas não representam a mesma quantidade de produto! A porção de chocolate tradicional é de 25 g e a do diet é 22 g. Mesmo assim, o que o caracteriza como produto diet é a ausência de açúcar.

É importante salientar que muitas vezes diet não significa necessariamente menos calorias ou que o produto seja ”melhor”, “mais saudável”. Para que o chocolate diet tenha consistência semelhante ao tradicional, é necessário adicionar gordura. Se a porção do diet fosse do tamanho da do tradicional (25 g), haveria 8,6 g de gorduras totais e 4,6 g de gorduras saturadas! Para um diabético com vontade de comer chocolate, está é sua única opção, mas para um indivíduo que não tenha diabetes, a melhor opção seria o tradicional.

Alimentos LIGHT

O que são?
São alimentos com redução de pelo menos 25% em algum nutriente e/ou valor energético (calorias) quando comparados com a versão original.
A redução das calorias é resultado da redução de gorduras e/ou carboidratos e/ou proteínas do alimento. Já os produtos com redução de outros nutrientes, como por exemplo sódio, não apresentam redução de calorias (porque sódio não fornece calorias).

Para quem são destinados?
Para quem procura reduzir as calorias da alimentação, consumir menos gorduras, sódio, ou seja, para quem busca a redução de algum nutriente em relação à versão tradicional do produto, seja para redução do peso, do colesterol, da pressão arterial, etc.

Como identificá-los?
Você pode encontrar estes produtos com a seguinte nomenclatura: “light”, “redução”, “% menos”.

Sempre são a melhor opção?
De nada adianta consumir os produtos light, quando apresentam redução de calorias, para “poder comer mais”! Eles representam a mesma porção do produto convencional.

Para emagrecimento, eu particularmente acredito que não compensa sair comprando todos os produtos light, a não ser que a redução dos nutrientes e/ou calorias seja significativa (realmente superior aos 25%) e que o sabor do produto seja saboroso. De nada adianta comprar um produto light com quase as mesmas calorias do original e com gosto de serragem, de papelão! O consumo de alimentos saborosos, nas quantidades e porções compatíveis com as necessidades de cada um, é o caminho para obter um peso compatível com a saúde.

Exemplos:

1 – Queijo cremoso normal x Queijo cremoso light

A tabela a seguir refere-se a porções de 30 g dos produtos

Queijo cremoso tradicional e light


O queijo cremoso apresenta redução de 53% de gorduras totais, redução de 55% de gorduras saturadas e 100% de trans. Como gordura tem calorias, a redução destes teores reduziu as calorias em 39%. Todos os valores são superiores a 25%, portanto o produto é light.

Em laticínios, é comum que a redução de gorduras seja compensada com a adição de sódio, para atingir a consistência semelhante à do produto natural. Se você tem pressão alta, tome cuidado, leia sempre o rótulo.

2 – Molho de soja tradicional X Molho de soja light

As tabelas referem-se a porções de 15 g (1 colher de sopa) dos produtos




As porções comparadas também são idênticas (15g). O molho de soja é light em relação ao sódio: a redução de foi de 855 mg para 585 mg, o que representa 31,6% menos sódio, o que ainda é bastante, uma vez que a recomendação é de 1600 a 2400 mg de sódio por dia*. A redução é superior a 25%, portanto o produto é light.

O produto poderia ser diet se considerássemos os carboidratos, proteínas e calorias, não poderia? Sim, uma vez que o produto na versão light apresenta 0 Kcal e 0 g de carboidratos e proteínas. Porém, o nutriente presente em maior quantidade no produto é o sódio, por isso a redução deste é mais significativa em relação ao impacto na saúde. O consumo elevado de sódio está relacionado a pressão alta e problemas cardiovasculares.

*Nota: 1600 – 2400 mg de sódio representam aproximadamente de 5 a 6 g de sal por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário