quinta-feira, 6 de junho de 2013

Diário de viagem – XV Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, Curitiba (PR)




Desculpem a demora para postar, mas foi por um bom motivo... Semana passada fui a Curitiba (PR) apresentar meu trabalho “Atuação do terapeuta nutricional e tratamento do transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) – Uma revisão” na sessão pôster do XV Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica! Demorei para me recuperar do cansaço da viagem (foram 9 horas na ida e 7 horas na volta), mas agora estou pronta pra outra!

Já participei de alguns eventos científicos anteriormente, mas nada se compara a esta experiência: 3 dias de constante troca de informações, as últimas novidades acerca do tema e palestrantes altamente qualificados. Sem falar da cidade... Como eu gosto de Curitiba!

As apresentações de que mais gostei foram:

DIA 1

  • “Adoçantes artificiais são seguros? – dos mitos às evidências científicas” – Maria Cecília de Figueiredo Toledo, onde foram apresentados dados que apontam que estes aditivos alimentares passam por diversos testes e estudos que comprovem sua segurança à saúde humana antes de serem comercializados.
  • “Relógio biológico, sono e obesidade” – José Cipolla Neto, que alertou quanto aos efeitos deletérios da claridade das noites das grandes cidades e telas de LCD de smartphones e televisão na inibição de hormônios que controlam nosso sono e a relação disso com o aumento da obesidade.
  • “Disruptores endócrinos obesogênicos” – Tania Sanchez Bachega, e o impacto da poluição, embalagens de shampoos, cosméticos e plásticos como possíveis fatores que podem aumentar os riscos para o desenvolvimento da obesidade.
  • “Microbiota intestinal e obesidade: o que há de novo?” – Mario Abdala Saad, que mostrou evidências de que a obesidade pode ser consequência da produção de substâncias por bactérias intestinais, e estas bactérias parecem ser diferentes em indivíduos de peso adequado para a estatura e obesos.
  • “Distúrbios psicológicos – causa ou consequência da obesidade?” – Arthur Kaufman, onde foi abordada sobretudo a questão do preconceito.
  • “Alterações do humor, transtornos alimentares e obesidade” – Adriano Segal, que trouxe uma atualização sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica, tema do trabalho que apresentei.

DIA 2

  • “Há diferença entre programa alimentar e dieta?” – Monica Beyruti, que mostrou a diferença do tratamento conservador, de dieta no sentido de restrição alimentar com conotação de sofrimento, e a postura maleável da reeducação alimentar.

DIA 3

  • “Tratamento da obesidade na infância e adolescência: riscos X benefícios” – Zuleika Halpern, onde foi discutida majoritariamente a possibilidade da utilização de fármacos como importante coadjuvante do tratamento da obesidade nesta faixa etária.
  • “Puberdade na menina e no menino obesos” – Margaret C. S. Boguszewski, que trouxe, dentre outras, a discussão acerca da maior preocupação dos pais com a criança que come pouco em comparação ao filho que come mais (e tem maior risco de se tornar um adulto obeso).
  • “Dicas para o tratamento nutricional da criança obesa” – Mauro Fisberg, onde foi falado na incoerência de dietas rígidas e restritivas para o tratamento nutricional da criança obesa e ênfase na qualidade da alimentação do dia a dia e sua adaptação para eventos fora de casa.
  • “Perspectivas no tratamento nutricional da obesidade” – Fernanda Pisciolaro, que mostrou resultados positivos do aconselhamento nutricional e terapia cognitivo-comportamental adaptada à abordagem nutricional no tratamento da obesidade e dos transtornos alimentares.
  • “Consumo de frutose: perspectivas atuais e futuras” – Josefina Bressan, onde foi alertado sobre o consumo exagerado da frutose e seus efeitos deletérios para a saúde, como por exemplo doenças do fígado, inclusive em crianças.

Um resumo fotográfico da minha experiência:
 
Área externa da Universidade Positivo
Hall de entrada do evento
Dia lindo e ensolarado em Curitiba!
Sim, eu estava lá!
Expositores
Café supercharmoso
Meu trabalho em exposição!
Uma das salas do congresso
Além da neblina, os termômetros marcavam 6,9 graus naquela manhã...
Com o endocrinologista Alfredo Halpern
Com o nutrólogo e pediatra Mauro Fisberg
Com a nutricionista Fernanda Pisciolaro
Espero que tenham gostado ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário