quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sugestão de Filme: Wall-e (2008)




Já sugeri aqui no blog o filme Mary e Max, que apesar de ser uma animação, não é nada infantil (além de não ser recomendado para menores de 12 anos, aborda diversos temas do universo adulto). Minha sugestão de hoje é um filme educativo para todas as idades: Wall-e!

Wall-e é um filme de animação norte-americano de 2008 produzido pelos estúdios da Pixar, e conta a história de um robô compactador de lixo, Wall-e, que se apaixona por Eva, uma robô desenvolvida para rastrear sinais de vida no planeta Terra.

O cenário é nosso planeta no ano de 2805, inabitável, completamente coberta por lixo. Como alternativa, os seres humanos se viram obrigados a permanecer por muitos anos dentro de uma gigantesca nave totalmente automatizada.

Além da temática ambiental e da crítica a respeito do assunto “inteligência artificial”, naturalmente eu não poderia deixar de recomendar o filme para uma reflexão também sobre o novo estilo de vida da humanidade: além de terem perdido massa óssea pelo efeito da microgravidade, os homens tornaram-se sedentários, obesos, perderam a capacidade física de interação com o ambiente e com as outras pessoas e passaram a sobreviver da alimentação processada, vista a perda de recursos naturais.




Não precisamos viajar no tempo ou morar numa nave para ver que a população está cada vez mais sedentária e que os alimentos industrializados continuam utilizando subterfúgios para conquistar nosso paladar e as prateleiras do mercado, como já discutimos aqui. A obesidade é multifatorial e ambos os fatores citados contribuem significativamente para os números que vemos atualmente.

Seria um retrato do que pode acontecer ou exagero? A humanidade está mesmo caminhando para este fim ou podemos reverter este processo?

Pra quem não viu, é um filme riquíssimo e garante entretenimento pra toda a família! Pra quem já assistiu, vale a pena rever com outros olhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário