quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pra que serve o nutricionista?


Pra emagrecer pessoas, obviamente!

Muitos me procuram querendo emagrecer. Emagrecer com saúde e sem abrir mão daquilo que lhes dá prazer, claro.

Tenho todo respaldo de uma literatura científica para orientá-los:

Cardápio? Depende... E seu livre arbítrio de não querer comer couve-flor hoje?

Suplementos? Depende... E se você experimentar 5 alimentos diferentes na sua alimentação até semana que vem?

Suco verde, gojy berry, chia? Depende... Você gosta?

Com o tempo melhoram a distribuição das refeições, a hidratação, a relação com a comida, a qualidade da alimentação e consequentemente a qualidade de vida – o intestino funciona melhor, a glicemia, colesterol, triglicérides e pressão se normalizam, o humor melhora, as crenças relacionadas à alimentação são desfeitas, a autoestima melhora... Mas não perdem peso necessariamente... E desistem do tratamento porque não funcionou.

Para! Para tudo! Tá tudo errado!

Antes de qualquer coisa o nutricionista é um profissional da saúde!

É claro que o objetivo do paciente é prioridade no atendimento, e claro que muitas vezes a obesidade precisa ser tratada para reduzir possíveis danos, mas as medidas adequadas para perda de peso são as mesmas para recuperação e/ou manutenção da saúde dos indivíduos (que geralmente são os objetivos secundários)! Talvez a velocidade e quantidade da perda de peso podem ficar aquém das expectativas do paciente e isto gera frustração.

Porém, cabe ao nutricionista verificar a existência de fatores genéticos, ambientais e psicossociais que possam limitar este processo, ressaltar todas as conquistas do paciente ao longo do tratamento, enfatizar todo o aspecto positivo na saúde do paciente, dar autonomia (alta) para que o paciente possa fazer suas próprias escolhas e, de repente, investigar a importância/prioridade do peso na vida da pessoa.


Eu poderia prescrever uma "dieta" calculada, bonitinha, com o mínimo de calorias possível, restritiva, onde não coubesse prazer. Até os próprios pacientes já conhecem o resultado disso – vão seguir por algum tempo e na primeira “escapada” vão desistir e ganhar todo o peso (e mais um pouco) depois.

Não quero enganar ninguém, não é isso que funciona em longo prazo (para o resto da vida), não foi isso que aprendi, não é nisso em que acredito e dietas podem ser perigosas – “nem toda dieta leva a um transtorno alimentar, mas todo transtorno alimentar começa com uma dieta”.


Para tudo isso existe uma banca de jornal mais perto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário