sábado, 14 de março de 2015

Dica de passeio: Alimentário

www.instagram.com/trleao
Se você é nutricionista, chef ou simplesmente ama comida e aprecia arte, não pode perder a exposição “Alimentário – arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro”, inaugurada em São Paulo no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade.

Com a curadoria de Jacopo Crivelli Visconti e concepção de Rodrigo Villela e Felipe Ribenboim, a mostra conta a história da alimentação brasileira por meio de pinturas, documentos, objetos, vídeos, fotos e esculturas feitas de alimentos!

Achei mais sensorial do que didática, mas a exposição é organizada, dividida em 3 partes: o “Prelúdio”, com itens que remetiam à colonização, “Raízes”, e a influência indígena, e “Brasilidade”, que vai dos ciclos (açúcar, cacau, café) até os dias atuais, com incorporação de elementos estrangeiros à nossa culinária.

Minha ideia não é contar tudo, senão estraga a surpresa, mas alguns elementos me chamaram mais atenção.

Logo na entrada, no “Prelúdio”, fica a icônica obra “Antes que Eu Te Engula Carrossellflower” de Ernesto Neto. Basta jogar “Alimentário” no Google para visualizar inúmeras fotos dessa mistura de especiarias envoltas em meia-calça. São 4 temperos para adivinhar, quem descobrir quais são pode contar aqui nos comentários. Não vale trapacear... Interessante também foi (tentar) ler a carta de Pero Vaz de Caminha, logo em frente.



Já outras coisas me surpreenderam positivamente. Ao ver um quadro de tangerinas, pensei “Oh, um quadro de tangerinas”. Atrás havia tangerinas em uma bancada e pensei “Oh, tangerinas! Pfff, vejo isso na feira...”, com ar de deboche. Mas logo mudei de ideia ao saber que, a intenção do Estevão Roberto da Silva quando pintou Natureza-Morta em 1891, era justamente mostrar o cheiro daquilo que estava pintando! É muito amor...



Gostei bastante da parte dos ciclos. A cada seção um aroma diferente, uma delícia!

Feitas de... Não vou falar! Mas é muito cheiroso...
Café
Essa tive vontade de colocar na bolsa e levar para casa, haha!
Também estavam presentes fotos de criações dos chefs Alex Atala (D.O.M.), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Helena Rizzo e Daniel Redondo (Maní) e Thiago Castanho (Remanso do Bosque).

Quem nunca comeu "dadinhos de tapioca" não sabe o que está perdendo!... Estes são de Rodrigo Oliveira.
Por fim, mas não menos importante, estava minha motivação em visitar a exposição – o prato com um biscoito no formato da palavra “ARTE”.

"Fome de quê?" ;)
Onde? Oca. Av. Pedro Álvares Cabral, Parque do Ibirapuera, portão 3.
Quanto? Grátis.
Quando? Terça a domingo, das 9h às 18h. Até 29/03.
Contato: 3241-1081.

Posts relacionados: aqui, aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário