quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Receita do dia: Bolo rosa


Adoro experimentar coisas novas, misturar ingredientes pra ver se fica bom (o “não” a gente já tem, certo?!) e, se der certo, a gente passa a receita adiante! 

Eu havia comprado alguns legumes orgânicos e eles estavam ali na geladeira, meio capengas, querendo estragar... Nada de desperdício! Fui procurar uma receita na internet e, como era domingo, nada melhor do que um bolo pra acompanhar um café!

Para minha surpresa, não encontrei bolos que utilizassem exatamente estes dois legumes juntos. Já estava desistindo, quando me lembrei de uma receita que fazíamos lá na USP, quando eu participava da Empresa Jr de Nutrição, que era de laranja, beterraba e cenoura. Como bem observado, eu não tinha as laranjas... Mas tudo bem, foi daí que saiu o doce improviso:

Ingredientes
- 1 cenoura média, crua, descascada e fatiada
- 3 beterrabas pequenas, cruas, descascadas e fatiadas
- 3 ovos
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- ¾ xícara (chá) de óleo vegetal
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
- ½ xícara (chá) de semente de chia
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo
- No liquidificador, coloque a cenoura, as beterrabas, os ovos, o açúcar e o óleo e bata por aproximadamente 5 minutos. Como o bolo tem as fibras dos legumes e aveia, bater bem no liquidificador ajuda o bolo a ficar mais homogêneo, crescer e ficar mais fofinho.
- Em um recipiente, junte a farinha, os flocos de aveia, a chia e o fermento.
- Aos poucos, despeje a mistura do liquidificador aos ingredientes secos do recipiente, incorporando e mexendo suavemente, até que esteja homogêneo. Esta etapa também é fundamental pois, ao misturar delicadamente os ingredientes, garantimos o crescimento da massa pela ação do fermento.
- Despeje a mistura em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 30 minutos ou até que esteja cozido. Para saber se já está cozido, vale o bom e velho teste do palito: espete um pálido de dentes no bolo e, se sair limpinho, é porque está pronto. Se sair com muito resíduo, deixe no forno por mais alguns minutinhos.


Dificuldade: Fácil
Rendimento: 16 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Dica
Você pode acrescentar 2 colheres (sopa) de cacau em pó à massa, fica uma delícia! Mas já adianto que o bolo não será mais rosa...

Este bolo integral de cenoura com beterraba foi bem recebido por colegas ovovegetarianos, ovolactovegetarianos, intolerantes à lactose e até mesmo pelos mais céticos! 

Também agrada facilmente às crianças pelo sabor e cor, sendo uma boa alternativa àquelas resistentes a experimentar novos alimentos, além de ser fonte vitamina A, vitaminas do complexo B, gorduras mono e poli-insaturadas e fibras.

Já falei muito sobre elas, mas vale lembrar que as fibras conferem maior sensação de saciedade, ótimo para quem deseja emagrecer, auxilia no funcionamento do intestino e ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol do sangue.

A chia, sem dúvida, deu um “up” no valor nutricional da receita, mas, mais do que isso, deu um toque crocante incrível!

Caso você não tenha beterraba e cenoura em casa, e mesmo assim quiser fazer variações dessa receita (com outros legumes, tubérculos, frutas, verduras, outras farinhas, etc), conte aqui nos comentários. Vou adorar saber como ficou!

Sem “detox”, sem propaganda enganosa.
Apenas um bolo rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário